16/04/2009

O Exemplo do equilíbrio

O exemplo do equilíbrio

Palavra Semanal - Viva a Vida com Jesus

Texto do Evangelho de Lucas 23:33 ao 48. (Alguns versículos estão em versão da Bíblia Gateway).

Crucificado entre dois criminosos, Jesus ouvia as blasfêmias da multidão e pedia à Deus que os perdoassem por não entenderem que estavam errando.
Até um dos condenados ao Seu lado lado tomou partido naquela euforia insana falando à Jesus com ironia:





"Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós."

Mas o outro criminoso que estava na outra cruz sentiu-se indignado ao assistir tudo aquilo. Certamente ele sabia quem era Jesus. E mais que isso: ele cria em quem Jesus era, pois imediatamente se pronunciou, defendendo-O diante de todos. Repreendeu o comentário do outro condenado numa pura demonstração de sua fé.

"Não tens temor a Deus, nem mesmo sofrendo a mesma condenação? Nós merecemos a morte pelos maus atos que cometemos, mas este homem nada fez de mal."
Jesus também sabia quem era ele. Não da forma como as pessoas sabiam. Não eram as manchetes que definiam aquele homem para Jesus. Ele não se importava com a fama ruim que imputavam àquele homem por conta de suas más escolhas. Jesus o conhecia. Jesus enxergava seu interior, e toda aquela fé e carinho com que se mobilizara para defendê-Lo.
Para as pessoas, aquele homem estava eternamente estigmatizado por seus crimes; não havia mais jeito para ele. Seria para sempre um ladrão imundo e indigno. Mas Jesus não foi extremo dessa forma em seu julgamento. Ele deu salvação àquele homem pela sinceridade que enxergou em seu coração.
"Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.", disse o criminoso que há pouco o defendera.
"E Jesus respondeu: Garanto-te que hoje estarás comigo no paraíso."
Como essa lição é valiosa! Como necessitamos aplicá-la às nossas vidas, diariamente: Não sermos extremos ou exagerados em nossa postura. Tudo o que é extremo leva à insanidade. A história bíblica descrita acima, e tantas outras, ilustra claramente isso; e nós também podemos ver situações assim em nosso dia-a-dia.
Pessoas sofrem injustiças e mortes cruéis por conta de pensamentos, opiniões e julgamentos extremos de que não há mais jeito, não há esperança, não há alternativas... O típico "Ou isso ou isso, e ponto final"; vive-se tudo à flor da pele e de maneira imprudente. Não é assim! E o equilíbrio, onde fica? E o "não se precipitar"?
Há um jeito para tudo! Há sempre novas alternativas!
Grifo um trecho de uma mensagem que recebi por esses dias(desconheço a autoria), que completa o raciocínio deste estudo. Diz assim: "...quero viver ao lado de gente humana, muito humana; ... que defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus". Ninguém é só uma "coisa"! Há algo bom no interior daquele que opta por fazer o que é errado!
Por que viver arrastando a tarja do "Ame-a, ou deixe-a", se posso optar por ficar neutro e analisar a situação e não olhar só por vista? Se posso esperar, ter calma? Se posso escolher amar, ter compaixão, respeitar e ajudar a levantar uma vida?
Entre o "Ame-a, ou deixe-a" há muita coisa clamando para ser observada! Disso também depende o sucesso de nossas vidas, e com isso evitamos que novas injustiças sejam cometidas.
Alguém, algum dia, já desacreditou em nós e no nosso futuro. Nós estamos aqui porque Deus não foi extremo na decisão do que pensar ao nosso respeito. Ele conhecia os nossos defeitos e as nossas qualidades, no entanto não nos condenou pelos defeitos, tampouco nos colocou num pódio pelas qualidades. Deus ficou fora do extremo, porque Ele é o equilíbrio.
Vamos ficar fora do extremo também?
Vamos ficar do ladinho de Deus, neutros, em equilíbrio. Isso é o que traz saúde às nossas almas! Isso é o que nos salva!

Oremos assim: Senhor meu Deus, Sê o centro da minha vida. Que eu esteja sempre focado em Ti. No nome de Jesus, eu te peço e agradeço. Amém.

No amor de Jesus,

Jacqueline Collodo Gomes
http://www.vivavidacomjesus.com



--
Ps: Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos!

Abçs e a paz... Tati. : )

Feliz Páscoa




 
Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.

Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.

A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.

E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.

 E fez isso por TODOS NÒS, para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.E termos direito a salvação de nossas almas se crermos Nele de todo coração!

Que este seja o verdadeiro da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.

Feliz Páscoa para todos vocês!!!!


Ps: Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos!

Abçs e a paz... Tati. : )




--
Ps: Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos!

Abçs e a paz... Tati. : )